Dia mundial do Meio Ambiente. Cidadania Planetaria. Eco-desenvolvimento.Arquitetura ecologica e paisagismo industrial,  Educacao Ambiental Holística Meio Ambiente,  Arquitetura Ludo-ecológica, Educacao Ambiental nas Industrias,  Agenda Ambiental Industrial,  Selo Verde,  Sistemas de Gestao Ambiental Integrados, ISO 14000.  Aquifero Guarani. Unesco. Poluição nas aguas: metais pesados: mercurio. Educacao Ambiental no EIA-RIMA, Audiencia Publica Ecologia.Pecas de teatro didaticas Agrotoxicos  Agenda 21 GAIA . Banco de dados UFF. Mestrado Sistemas de Gestão Ambiental. Medicina da Habitacao Geobiologia Feng-Shui . Tarot da saude: aura, lele.rlk@terra.com.br.Argentina

CONFERENCIA DE ESTOCOLMO

5 de junho 1972-2002

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Nesta semana, exatamente no dia 5 de junho estaremos comemorando o 

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.   

A escolha do dia 05 de junho foi realizada pela ONU a fim de relembrar e comemorar a CONFERENCIA DE ESTOCOLMO de 1972, que marcou um “hito” dentro da historia do MEIO AMBIENTE e especialmente dentro da EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

  A partir de Conferencia de Tbilissi, em 1977 acordou-se em chamar de atitude o ensino da Educação Ambiental.

  A EDUCAÇÃO AMBIENTAL pretende assim ser uma atitude e não tão somente uma política, um programa rígido de ensino como seria o caso das outras disciplinas. O MEC através dos Parâmetros Curriculares (1996) estabelece que este tema seja ministrado tão somente de forma transversal, ou seja, integrada à grade curricular.  

O ensino em separado da Educação Ambiental é permitido, oficialmente, tão somente a partir dos cursos de pós-graduação, evitando assim a fragmentação conceitual.

Os temas transversais instituídos também oficialmente a partir de 1996, compreendem entre outros MEIO AMBIENTE, SAÚDE, ÉTICA, PLURALIDADE CULTURAL, ORIENTAÇÃO SEXUAL e TEMAS LOCAIS.

 

Como arquitetos e cidadãos que somos do Planeta Terra, temos por obrigação pautar cada um dos nossos atos segundo os princípios da ética ambiental. Fritjof Capra, diferencia claramente o que seja ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE, e assim define à ÉTICA AMBIENTAL como sendo o elemento diferenciador.

O MEIO AMBIENTE, genericamente falando, atende diversos interesses, a ecologia tendo base cientifica, somente pode ser eticamente correta. Este fato faz parte do nosso cotidiano: recursos hídricos contaminados, gases expelidos de forma indevida nas grandes metrópoles, em fim, as transgressões são varias e não vem ao caso enumera-las. 

          Existe atualmente uma discussão bastante profunda com relação ao termo desenvolvimento sustentável e auto-sustentável x eco-desenvolvimento, ha uma tendência atual dando preferência ao termo eco-desenvolvimento evitando assim que se confunda com a teoria neo-liberal x globalização que acusa as populações mais pobres do Planeta pela degradação Ambiental. Dentre os defensores destaca-se Ignacy Sachs. 

EEntendemos que a homenagem seria incompleta se não fosse também abordado nesta oportunidade o conceito: CIDADANIA PLANETÁRIA, que tem em Edgar Morin um dos mais completos defensores junto com Leonardo Boff, Moacir Gadotti, Henry Levi, entre outros.

 Para encerrar esta pequena homenagem ao DIA MUNDIAL DO MÉDIO AMBIENTE achamos oportuna a lembrança de quem foi e será um símbolo da liberdade planetária desde a década do 70: John Lennon, nunca é demais cantarolar a tão conhecida IMAGINE, cuja letra transcrevemos a seguir, e que entendemos seja seguramente o manifesto popular mais divulgado no PLANETA TERRA, nosso planeta.

 

Imagine
John Lennon

Imagine there's no heaven,
It's easy if you try,
No hell below us,
Above us only sky,
Imagine all the people
living for today...

Imagine there's no countries,
It isnt hard to do,
Nothing to kill or die for,
No religion too,
Imagine all the people
living life in peace...

Imagine no possessions,
I wonder if you can,
No need for greed or hunger,
A brotherhood of men,
imagine all the people
Sharing all the world...

You may say I'm a dreamer,
but Im not the only one,
I hope some day you'll join us,
And the world will live as one

Imagine
John Lennon

Imagine que não exista nenhum paraíso,
É fácil se você tentar.
Nenhum inferno abaixo de nós,
Sobre nós apenas o firmamento.
Imagine todas as pessoas
Vivendo pelo hoje...

Imagine que não exista nenhum país,
Não é difícil de fazer.
Nada porque matar ou porque morrer,
Nenhuma religião também.
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz...

Imagine nenhuma propriedade,
Eu me pergunto se você consegue.
Nenhuma necessidade de ganância ou fome,
Uma fraternidade de homens.
Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo todo.

Você talvez diga que sou um sonhador,
Mas eu não o único.
Eu espero que algum dia você junte-se a nós,
E o mundo viverá como um único.

 

 

FONTE: http://orion.spaceports.com/~mmp/letras/Imagine.html


                

"Mais de 500.000 entre jovens e crianças , entre 5 e 17 anos são explorados no Brasil."  Será que isto é o resultado da GLOBALIZAÇÃO neo-liberal?

Como falarmos em  GLOBALIZAÇÃO PLANETÁRIA ? Podemos assim lutar para sermos  CIDADÃOS DO PLANETA? poderemos assim garantir o futuro das próximas gerações? Onde erramos?


Educação Ambiental e todo e qualquer ato ou tema relacionado com nosso cotidiano diga ou não da natureza propriamente dita.

Educação Ambiental é um conhecimento holístico no sentido mais amplo da palavra: abrange o Homem...todos os ecossistemas... o meio ambiente interno e externo... imediato ou mediato...         

Por que insistir em fronteiras quando a própria natureza não as tem? O Planeta Terra é relativamente pequeno para a população que acolhe. O diâmetro no equador é de apenas 12.714 km , assim se compararmos a distancia entre diversas cidades brasileiras e sul-americanas observaremos  que a distancia entre Rio-Salvador é similar a de Rio Buenos Aires,  aproximadamente 3.000km.

As cidades ditas "humanas"  perderam estas características e na medida que não nos policiarmos a tendência e a piora da qualidade de vida global!

Falar em qualidade de vida de um pais  já não é abrangente.

O tratado de Kyoto ainda não foi concretizado...

Existem atualmente diferentes focos de "guerras" no Planeta todo, sejam elas militares mesmo ou silenciosas, embora a paz do Planeta esteja quase permanentemente ameaçada  pela falta de ética dos governantes, acreditamos que cada um  de nos deve e pode fazer alguma coisa especifica para tentar de alguma forma restaurar este equilíbrio.

O homem deve olhar o outro homem como um semelhante...o oportunismo dos "vampiros" planetários, sabemos haverá de se reverter energeticamente contra eles, mas ate lá muita dor e fome esta acontecendo neste pequeno grande Planeta Azul! 

                                       

 Tal vez olhando à natureza com respeito, doando um prato de comida a quem as nossos lares acode ou pela Internet....ou cedendo alguns segundos dos momentos de alegria diários através de uma simples mentalização possamos reverter esse ódio encoberto pelos bens materiais que todos sabemos estão conduzindo a lugar algum.

Liliana Halbritter, junho 2002


Devemos orientar o poluidor para mudar a sua Tecnologia!  

Lutar pela conscientização do Direito Ambiental Difuso: Nacional e Internacional .



LINKS E INFORMAÇÃO

clima - aquecimento do Planeta - efeito estufa  

recursos hídricos   realidade planetária!

   unesco + hidrologia 

AUDIÊNCIA PUBLICA: direito do cidadão. (em construção)

 política nacional de meio ambiente

 

conama: cadastro de entidades ambientalistas

oficinas de arte, galpão das artes

ARQUITETURA VERDE 

É objetivo deste site  transforma-lo num ponto de encontro de ambientalistas e não ambientalistas para assim apresentar e explicar o que é de fato Educação Ambiental e poder acabar com o "mito" que EA é tão somente falar de ou em... ecologia ou biodiversidade. 

Se quiser contribuir com nosso site ...nos escreva, deixe seu recado...  e desculpe se as vezes você clica e ainda não deu tempo para preencher!...estamos precisando de ajuda: estagiários, estudantes de biologia, arquitetura, eco-turismo, meio ambiente e outros. Entre em contato!

 

 

 

Pós-graduando em Meio Ambiente: esta precisando de ajuda na sua pesquisa?  nos procure

 

 

santa tereza arquitetura   arquitetura legal: município do rio de janeiro

santa tereza arquitetura: arquitetura legal e meio ambiente: 27 anos no mercado nacional       santa tereza arquitetura: arquitetura legal e meio ambiente: 27 anos no mercado nacional         santa tereza arquitetura: arquitetura legal e meio ambiente: 27 anos no mercado nacional        santa tereza arquitetura: arquitetura legal e meio ambiente: 27 anos no mercado nacional

 

                                                        educação ambiental   

                        projeto Casarão do Verde    

                                educação ambiental + arte

          elos da vida  

 


O PLANETA ENFRENTA DOIS PROBLEMAS BÁSICOS:

 RESÍDUOS E ÁGUA

 

Vamos rever conceitos?  

  1. O Brasil produz 250.000 toneladas/dia de resíduos sólidos.

  2. Tão somente 2% destes resíduos são reciclados!

  3. Qual é a diferença entre resíduo e lixo?

  4. Todo resíduo é necessariamente lixo?

  5. Cada brasileiro produz 0,67litros/resíduos por dia

 

 educação ambiental e meio ambiente em outros paises:      Argentina  

   Estados Unidos         Portugal    

 

 Universidade de Brasília, Ministério de Meio Ambiente, PNUMA/UNESCO, MEC, Governo Federal                   

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: nossas experiências

1. PROJETO DE CAPACITAÇÃO JUVENIL PARA PRODUÇÃO DE MUDAS MEDICINAIS, e de fitoterapias com enfoque ecológico e sanitário - com jovens na cidade do Rio de Janeiro -PROJETO COMUNIDADE   SOLIDÁRIA : (1997)  

2. MÉTODO EALA: ensino de Educação Ambiental através da Arte (1997/2000)

3. PROJETO GALPÃO DAS ARTESArte e Educação Ambiental nas Industrias Quimicas  

4. AGENDA AMBIENTAL nas INDUSTRIAS: da ARQUITETURA INDUSTRIAL à EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um projeto educacional ao longo de 31 anos de experiência profissional em Arquitetura Industrial: 1970/2001 : Buenos Aires, Amazônia , Congonhas do Campo, Itacuruça ...

5. Numa Chácara de 1845... o PROJETO CASARÃO DO VERDE: aplicação do MÉTODO de ENSINO EALA: ensino de Educação Ambiental não-formal através de atividades ludo artísticas

 

 

LINKS em EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

  projeto educar em EA

 

 

ecoturismo e eco-voluntários     

                    UNESCO: o seu papel na historia da Educação Ambiental   

     

programas hidrológicos  

 

 

educação + economia política  

                       paulo freire: carta da terra    

 

GESTÃO AMBIENTAL e ISO 14000: SGI e SGA   x  GALPÃO DAS ARTES

AGENDA AMBIENTAL DA SUA EMPRESA                     AGENDA AMBIENTAL DA SUA EMPRESA

EIA-RIMA: CONSULTORIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL,

 ENTORNO URBANO E IMPLANTAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL

somos uma equipe de profissionais oriundos da área tecnológica, conhecemos o que é de fato uma industria. Temos mais de 500.000m2 projetados, inclusive na Amazônia. 

 

 

selo verde: no município do rio de janeiro: ISO 14 024 

plantas ornamentais, mármores e granitos enquadramento das industrias

 dentro das posturas municipais, estaduais e federais  


no mundo: 

1.    quadro selo verde 

2. Eco-Labelling: Actual Effects of Selected            Programmes OCDE, París

 

 

paisagismo industrial e reflorestamento                         paisagismo industrial e reflorestamento

 

Acompanhe com o cursor, lendo no rodapé qual o tema de cada link

 

A ECONOMIA DA NATUREZA: CETESB

 

recursos hídricos     aqüífero Guarani 1, 2

águas subterrâneas:quadros e padrões de referência para o Brasil:

níveis aceitáveis de poluição por metais pesados: mercúrio  e outros

 

 

energia elétrica:  1 ,

 

meio ambiente na administração federal: ibama     mma        legislação ambiental

 

noticias do Planeta Terra            noticias do Planeta Terra                  noticias do Planeta Terra                noticias do Planeta Terra           

  biosfera   cosmos        aquecimento do Planeta   

 PLANETA TERRA     GAIA: autor da Teoria        

    

 

o futuro do Planeta : Planeta Azul     aqüífero Guarani   1, 2, 3,   

 

arquiteta e ambientalista:  Liliana Amorin O'Neill, 

titular do escritório: Liliana Halbritter  arquitetura e meio ambiente 

arquitetura do verde:   

               ECOLOGIA URBANA / ECO-ARQUITETURA                  

 arquitetura da terra

galpão das artes

 arquitetura ludo-ecolôgica    

 

eco-arquitetura

patrimônio histórico e cultural                                    

detalhes telhado verde 

 

 

 

MEDICINA DA HABITAÇÃO   -    MEDICINA DE LA HABITACIÓN     -      MEDICINA DA HABITAÇÃO    -     MEDICINA DE LA HABITACIÓN 

geobiologia  Argentina 

 Brasil:Liliana Halbritter     ABRAD   

    geobiologia , bio-construcción y meio ambiente na Espanha  

 

centros de pesquisa no mundo: lanic

Brasil: cnpq  cfch/ufrj: filosofia e ciências humanas  

ufpr:universidade federal do Paraná

 

propostas de lei e outros temas ambientais

   ruído: decálogo do silencio  mma  pesquisas

 

BIBLIOTECAS NO MUNDO:  VIRTUAIS NO BRASIL   REPUBLICA ARGENTINA

JORNAIS NO MUNDO: ESTADÃO + MEIO AMBIENTE

 

livros de dominio publico ! download

 

mp3: sons da natureza 

 

Acompanhe com o cursor, lendo no rodapé qual o tema de cada link

 

 links   ambientais  1.biblioteca viva:temas holísticos + meio ambiente

2. COLÔMBIA      4. Amazônia   

 

LINKS ACADÊMICOS: 

1. RESENHA DE TRABALHOS QUE DISCUTEM A QUESTÃO AMBIENTAL

 

IBAMA: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

 

 CULTURAS INDÍGENAS :

Brasil: Culturas vivas: 1,  Acre: 1    Colômbia: 1, 2, 3   Venezuela: 1  Americanas/Pré- Colombinas: Los Apatamas Los aztecas  Los incas Mitología Inca Los mixtecas  Cultura Maya:
Cultura Tolteca: Pueblos Collas  
Indígenas sul-americanos: 1, 2    Austrália:       

 

  publicações on-line relacionadas ao meio ambiente + educação ambiental

 

 

  uso do solo: miscelânea: retratos vários...  meio ambiente  x  uso do solo 

  estatuto das cidades        apa Petrópolis    Serra da Tiririca - Niterói 

 

            

                   planeta azul x recursos hídricos          rio Paraíba          projeto Managé                               planeta azul x recursos hídricos          rio Paraíba          projeto Managé                          planeta azul x recursos hídricos          rio Paraíba          projeto Managé

 

 

instituto dos arquitetos do Brasil

 

O MEIO AMBIENTE NO MUNDO

 

 

MEIO AMBIENTE URBANO: CIUDAD DE BUENOS AIRES 

 

 

textos de educação ambiental:

1.CIÊNCIAS, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL  Michele Sato,Silas Borges Monteiro, Cláudio Zahrzevski, Sônia Beatriz Zahrzervski

2.EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 
 Fernando Loro Alves   
   

3.A educação na busca de nossas utopias.Michèle Sato e Luiz Augusto Passos 

 

  agenda 21  Rio + 10 cidadania + meio ambiente  + educação ambiental  

  "LIXO E CIDADANIA" - 

 

STF extingue ação contra a demarcação de Terra Indígena dos Guarani Kaiowá-Ñandeva

Ibama inicia diagnóstico inédito do meio ambiente

Projeto apoiado pelo FNMA concorre a prêmio da ONU

 

FÓRUM PERMANENTE DE TEMAS LIGADOS AO MEIO AMBIENTE

 NA GESTÃO AMBIENTAL

 

Banco de Dados gerado no decorrer do Curso de Mestrado em Sistemas de Gestão na Universidade Federal Fluminense - UFF (2000)

 

AGRICULTURA,AGROTÓXICOS E ALIMENTOS 

 

Outros temas interessantes:  plêiades  

 

mp3: links : geral 1 ; 2;

 

videos: 1;

 

  cursos e eventos 1, 2, 3:Universidade Livre do Meio Ambiente - Curitiba

  educação ambiental      ecologia      ecoturismo e eco-voluntários        

 

 

 

      meio ambiente           sistemas de gestão         segurança do trabalho  

 

 KYOTO... pesticidas      será que todos os americanos pensam igual? vamos conferir?    

 

        latas de alumínio: economia ou incentivo ao consumo?

A PAZ É UM BOM NEGÓCIO !        Amyra El Khalili  

 

UFF: Coordenador do PROJETO MANAGÉ é o novo representante na Câmara Técnica do CNRH:o prof. Airton B. de Barros representa a Universidade Federal Fluminense: UFF, a única universidade federal, no Conselho Nacional dos Recursos Hídricos

 

Salvador Nogueira escreve para a "Folha de SP"(28.10.01):
Uma pergunta capciosa: e' o tempo que passa para os seres humanos 

ou são os seres humanos que passam pelo tempo?

 

 

 

a arte e arte-educação no cotidiano e na educação ambiental

 

"EL CAMINO DEL ANDAR, no tiene dueño ni sueños, el camino de la vida lo hicimos ayer, porque dudar de su belleza si sembramos amor? 

"O caminho do andar não tem dono, não tem sonhos. O caminho da vida o fizemos ontem, porque duvidar de sua beleza se semeamos amor?

Liliana Amorin O'Neill (1996).   03/06/02 04:22

 

 

(EM CONSTRUÇÃO)

 

Este espaço virtual é dedicado à primeira escritora que conheci:

 minha mãe: Ana O'Neill (1916-1984) 

 

Liliana Halbritter apresenta a Liliana Amorin O'Neill:

 minhas pinturas, desenhos, poemas...

 

 

 

  

musicas:enya.mid1492-_Conquest_Of_Paradise.mid

santa tereza arquitetura       arquitetura verde 

Liliana Halbritter arquitetura e meio ambiente

rua paula mattos 110 - santa tereza -rio de janeiro -   brasil

tele/fax: 55 - 21 2221 1445 

ultima atualização: 03/06/2002

 

 

web designer: Liliana Halbritter  

 

 

Contador de acesso