Apresentação do Programa

O que é o PROÁGUA / Semi-árido
      O PROÁGUA/Semi-árido traz consigo uma missão estruturante, com ênfase no fortalecimento institucional de todos os atores relevantes envolvidos com a gestão de recursos hídricos, tanto nas bacias das águas de domínio da União, quanto nas bacias das águas de domínio dos Estados inseridos no semi-árido.

Objetivo Geral
      Garantir a ampliação da oferta de água de boa qualidade para o Semi-árido brasileiro, com a promoção do uso racional desse recurso de tal modo que sua escassez relativa não continue a constituir impedimento ao desenvolvimento sustentável da região.

Objetivos Específicos
* Promover o uso racional e sustentável dos recursos hídricos, com ênfase na gestão participativa;

* Prover com água a unidade doméstica, de forma confiável e sustentável, com prioridade para o abastecimento de áreas rurais com alta concentração de famílias de baixa renda; e,

* Estabelecer, de forma sustentável, um processo de administração, operação e manutenção das infra-estruturas de abastecimento de água.

Área de Abrangência do Subprograma
      O Subprograma abrange toda a região Nordeste e o Estado de Minas Gerais, onde deverá beneficiar uma população de aproximadamente 1.300.000 pessoas, representando cerca de 260.000 famílias.

Financiamento
      Prevêem-se investimentos da ordem de US$ 330,000,000.00, financiados pelo Banco Mundial (60%,) JBIC (21%) e pelos Governos Federal e Estaduais (19%).

Endereços das Coordenações

Agência Nacional de Águas
Unidade de Gerenciamento do PROÁGUA/Gestão

Clique aqui

Ministério da Integração Nacional
Secretaria de Infra-Estrutura Hídrica
Unidade de Gerenciamento do PROÁGUA/Obras

Clique aqui

Bureau of Reclamation
Monitoria e Avaliação do PROÁGUA

Clique aqui

Banco Mundial - BIRD
Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento

Clique aqui

Endereços do PROÁGUA nos Estados: